terça-feira, 23 de março de 2010

História da Arte 1-Marajá João Alves de Mendonça Filho.

Design do Século XX
(1900-1919)




"O século 1900 á 1919 foi marcado
pela primeira guerra mundial ,as
transformações ocorridas no design
da moda é a liberdade das mulheres
em poder fazer os trabalhos feitos
pelos homens."








INTRODUÇÃO:



No final da era Vitoriana surgiu para a moda feminina uma inovação que na Belle Époque do século XX foi muito bem aceita como moda. Naquele período com o hábito de práticas esportivas, as roupas femininas mudaram de acordo com as modalidades.
A equitação deu um ar de masculinização na roupa feminina, uma vez que a mulher sempre usou vestidos.O tênis,o jogo de peteca,arco e flecha e andar de bicicleta,essa ultima trouxe um tipo de saia-calção bufante, bifurcada e fofa,que acabou sendo aceita para a moda do dia-á-dia.
Outra prática foi a de banho de mar,que as roupas eram feitas de malha em fios de lã que cobriam tronco e pernas até os joelhos,além de uso de meias e sapatos e por cima de tudo uma capa de proteção. E em cada década vai sendo modificada a seus costumes.
A alta-costura continuava a diferenciar as classes sociais, Worth continuou fazendo sucesso mas outros nomes foram aparecendo,todos eles adaptando aos tempos e criando novas soluções através de técnicas e de estéticas.
A moda masculina pouca coisa mudou. A Europa estava orgulhosa de si em relação a todos os feitos e progressos até então conseguidos.
O período que antecedeu à Primeira Guerra Mundial, o da Belle Époque,foi de muita sofsticação, luxo e de extrama alegria de viver.





DESENVOLVIMENTO



Durante a década de 10 o século XX, exatamente de 1914 á 1918, chegou ao solo europeu o conflito que mudou inúmeros aspectos da humanidade: a Primeira Guerra Mundial. Os tempos então passaram á serem outros. A ausência da figura masculina no campo de trabalho, uma vez estando no campo de batalha, fez com que a mulher fosse ocupar sua posição atuando em diversos setores, fossem eles de quaisquer classes sociais. As mulheres ocuparam espaços masculinos da àrea de saúde aos trasnportes e da agricultura à indústria, inclusive a bélica. Foi o começo da emancipação feminina,que durante a guerra foi uma necessidade; e depois dela, um hábito.
No belicoso período de 1914 a 1918, a moda sofreu algumas mudanças, que na realidade foram verdadeiros ajustes aos tempos. Nas roupas desse momento predominam os tons escuros,o preto,por excelência, mas foi nas fomas propriamente ditas, que a mudança mais se fizeram notar.Não se pode esquecer que ainda no período da Belle Époque do século XX, o criador francês Paul Poiret, um grande nome da moda com idéias muito inovadoras,já havia tirado do corpo feminino o espartilho,esse moda tornou-se de fato durante a Primeira Guerra Mundial. A necessidade de trabalhar fez com que as mulheres não pudessem mais aparentar em rígidas formas.
Outra grande contribuição à moda feminina dessa mesma década foi a partir de 1915, quando saias e vestidos se encurtaram até a altura das canelas, também por necessidade de ocupar funções específicas,facilitando assim o bom andamento. Essas foram as marcas registradas da moda nos anos 10 século XX.Assim as pernas eram cobertas com meias,e os sapatos a mostra.
Um nome da moda que inicialmente trabalhava com chapéus, começou cada vez mais a sobressair no campo do vestuário, Gabrielle Coco Chanel, que em 1916 inovou trazendo tailleurs de jérseis,malha de toque macio e sedoso com aspecto elástico. Chanel se consolidou na moda e foi o nome mais importante de toda a moda do sésulo XX.A moda Masculina permaneceu a mesma simples e prática: calças compridas,paletós,coletes e gravatas.






CONCLUSÃO


Cada vez mais pelas necessidades encontradas em atividades a moda foi se adaptando, isso se traduziu na continuidade do encurtamento das saias. Uma vez que a mulher estava emancipada o aspecto tubular das saias, que predominou na década de 20, surgiu cronologicamente na década de 10, quando das famosas saias de barril, introduzidas na moda em 1919. A mulher já estava adquirindo o hábito de cortar os cabelos, fumar em público e até mesmo á conduzir automóveis.
Paul Poiret depois da guerra, introduziu à moda uma certa referência oriental e mesmo sendo de muita beleza não durou muito tempo,pelo surgimento de outros nomes que vinham se consolidando.Dessa forma, o que iria ser grande característica da moda dos anos 20 do século XX já estava muito bem definido no final da década de 10.





BIBLIOGRAFIA

. Livro História da Moda:uma narrativa.São Paulo:Anhembi Morumbi, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário